≡ Altiplano Andino

Aventura

Fotografia

Cultura

Serviços

O Que?

Imagens

Contato

Sobre & Info

Eng

Esp

Por

O Que?

O enfoque deste site é o Altiplano Andino, presente no sul do Peru, oeste da Bolívia, nordeste do Chile e noroeste da Argentina (onde é chamado de "puna"). Para Mapas por favor clique aqui. Neste platô, que principia a 3.000 metros de altitude mas comumente atinge os 4.000 metros, encontramos um ambiente original:

A atmosfera pura e cristalina nos brinda um céu azul profundo e uma luz intensa

Uma vivenda O desafio, a esperança, que originam da ocupação humana milenar

Uma "apacheta" As "apachetas", pilhas de rochas feitas pelo homem

Um salar Os "salares", depósitos de sal

Uma laguna As lagunas, nas cores vermelha, azul, verde, branca

Águas termais As abundantes águas termais, dádiva da "Pachamama" (a mãe da terra)

Géiseres As águas termais mais exaltadas viram géiseres

Um vulcão Os vulcões, muitos com edifícios cônicos perfeitos

Rochas esculpidas pela água Rochas esculpidas pela água e o vento, nas mais variadas formas e cores, que nos lembram monumentos do homem

"Cardones" Os "cardones", gigantescos cactos que mais parecem guardiões do Altiplano

"Yareta" As "yaretas", plantas rasteiras

"Cortaderas" As "cortaderas", enormes gramíneas usadas pelo homem nos seus tetos

Rica rica Os arbustos de "rica-rica", com agradável fragrância

Lhamas Os camelídeos - a lhama, a vicunha, a alpaca e o guanaco

Raposa As raposas, solitárias e mansas

Flamengos Os flamengos, buscando alimento nas lagunas

Condor Os condores, as aves terrestres de maior envergadura

O Altiplano A simplicidade do Altiplano nos purifica.

O ator Brian Cox, no filme "25ª Hora", de Spike Lee...

«
Cada homem, mulher e criança vivos deveriam ver o deserto uma vez antes de morrerem
Nada à sua volta por quilômetros;
nada a não ser areia e pedras e cactus e o céu azul
Não há viva alma à vista
Nenhuma sirene
Nenhum alarme de carro
Ninguém buzinando para você
Nenhum louco xingando ou mijando nas ruas
Você encontra o silêncio lá
Você encontra a paz
Você pode encontrar Deus.
»

A Cordilheira dos Andes é a mais extensa cadeia de montanhas do mundo - são mais de 7.000 quilômetros da Colômbia à Terra do Fogo, na parte oeste do continente Sul-americano, próximo do oceano Pacífico. Em geral, a largura da Cordilheira é de 200 a 300 quilômetros, mas na parte central chega a mais de 600 quilômetros. Seu maior pico é o Aconcágua, com 6.962 metros de altitude (22.841 pés), na fronteira da Argentina com o Chile. Outros picos importantes são: Ojos del Salado (6.893 m), Pissis (6.795 m), Llullaillaco (6.739 m), Illimani (6.438 m), Huascarán (6.768 m), Chimborazo (6.267 m). Em altitude perde somente para o Himalaia.

A Cordilheira apresenta significativas variações em sua geologia. Somando-se os efeitos do clima, que vai de sub-polar, na Terra do Fogo, a árido no centro, e tropical no Peru, Equador e Colômbia, as diferenças na paisagem se tornam marcantes. Por exemplo, a Cordilheira Blanca, no Peru, faz parte dos Andes, e caracteriza-se pela presença de geleiras, lagos glaciais, vales em "U" e montanhas eternamente nevadas (daí o nome). Esta é uma paisagem tipicamente "alpina". Na Patagônia, extremo sul do continente, apesar de os picos serem mais baixos, também ocorrem geleiras, lagos glaciais e cumes eternamente nevados.

Parte central da Cordilheira dos Andes vista do espaço, onde vemos o Altiplano andino

A parte centro-sul da Cordilheira, entre as latitudes 15°S e 30°S, se expande para até 650 km de largura, e notamos outra paisagem - o "altiplano": um vasto platô, com altitude média acima de 3.000 metros. A oeste o Altiplano é limitado pela Cordilheira Ocidental, composta por uma série de vulcões, alguns extintos ou dormentes, outros ativos, e a leste pela Cordilheira Oriental, um cinturão de rochas dobradas e falhadas. Somente o altiplano do Tibet é maior em extensão e altitude.

O lago Titicaca, na fronteira do Peru com a Bolívia, faz parte do Altiplano. O Salar de Uyuni, o maior do mundo, também na Bolívia, é outra feição espantosa do Altiplano. A parte mais a sul do Altiplano é árida; no seu flanco oeste está o deserto de Atacama. Esta aridez impede a formação de geleiras, vales em "U" e lagunas glaciais, e o acúmulo de neve "eterna" nos picos. O branco que se vê na paisagem geralmente é o sal que se deposita nas partes baixas do platô, formando os salares.

A tectônica de placas é o fenômeno geológico que forma a Cordilheira dos Andes: a placa oceânica Nazca e a placa continental Sul-americana se movem uma contra a outra. A oceânica, mais pesada, penetra por baixo da continental, no que se chama de subducção. Este processo teve início no período Cretáceo Superior (65 milhões de anos atrás) e continua, evidenciado pelos terremotos e a atividade vulcânica que ocorrem em toda a Cordilheira. Ao longo do tempo geológico, a placa oceânica funde, gerando magma, e ao atingir a superfície ocorre vulcanismo; outros processos geológicos resultantes da subducção são o soerguimento, falhamento, e dobramento das rochas da placa Sul-americana.